2º ano do ensino médio de Niterói retomam aulas presenciais

Depois de sete meses de interrupções nas aulas presenciais, em razão da pandemia de Covid-19, os alunos do 2º ano do ensino médio de Niterói voltaram para as salas de aula. A retomada foi autorizada na última terça-feira (13). Já no dia 5 de novembro, retornarão os estudantes do 1º ano.

O anúncio realizado ao vivo ontem (15) pelo prefeito Rodrigo Neves. Em sua opinião, “muito provavelmente” a informação será confirmada oficialmente na próxima segunda-feira (19). Ele ainda ressaltou:

“Não houve nenhum aumento do número de casos de Covid-19 em jovens nesta faixa etária e nenhum caso da doença nas escolas que retomaram como aulas presenciais do 3º ano do ensino médio, há cerca de 12 dias.”

Rodrigo complementa que a medida consta do protocolo do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC). O mesmo foi homologado pela Justiça. Sendo assim, a prefeitura firmou com o Ministério Público do Estado do Rio (MPRJ) e a Defensoria Pública do Estado do Rio.

Ensino médio de Niterói

No entanto, tiveram estudantes do 2º ano do ensino médio, apoiado por suas famílias, que optaram por não retornarem ao ensino presencial. Neste caso, eles seguem com seu cotidiano de aulas à distância.

Número de mortes por Covid-19

De acordo com o relatório mais recente do comitê científico da prefeitura, publicado na última segunda-feira (12), indica que a cidade vem mantendo uma média de dez mortes por semana em razão do novo coronavírus.

Menor índice desde maio

Em relação às quatro semanas compreendidas entre os dias 11 de setembro e 8 de outubro, Niterói contabilizou 41 vítimas fatais da doença. Ou seja, o menor índice desde o mês de maio, ocasião em que a prefeitura passou a divulgar relatórios semânticos com os indicadores relativos à evolução da pandemia.

Flexibilização de atividades

Contudo, hoje, o indicador sintetizador que orienta a flexibilização de atividades está em 5,75 pontos. Sendo assim, o município mantém a fase amarela, nível 1. Mas para atingir o Amarelo nível 1, que é considerado o mais flexível, o indicador precisa chegar a 5.

Até ontem (15), Niterói registrava 13.615 casos confirmados de Covid-19 e 451 mortes. Já a taxa de letalidade permanece em 3,3%; e a de ocupação de leitos hospitalares está em 29%.

*Foto: Divulgação/Hermes de Paula/Agência O Globo