Aracaju recebe festival Sabores do Nordeste

Evento Sabores do Nordeste acontece hoje e amanhã (26), nas unidades-escola de gastronomia do Senac Aracaju

A cidade de Aracaju vai receber hoje e amanhã (26) o Festival Gastronômico Sabores do Nordeste, nas unidades-escola de gastronomia do Senac. O evento é uma ação conjunta entre o Sistema Fecomércio/Sesc/Senac de Sergipe e Pernambuco. O festival vai promover uma verdadeira viagem gastronômica pelas culinárias regionais sergipana e pernambucana.

Etapas do festival Sabores do Nordeste

A primeira etapa do Sabores do Nordeste foi realizada no Recife, em agosto e contou com a participação dos chefs de cozinha do Senac. Na ocasião, foram apresentados pratos típicos dos estados.

Já a segunda etapa que acontece hoje e amanhã, será baseada em uma experiência sensorial para o paladar dos participantes que visitarem o Senac Bistrô Cacique Chá.

Priscila Felizola, diretora regional do Senac Sergipe, afirma que besta fase fase do festival Sabores do Nordeste haverá um intercâmbio culinário entre os estados, que inclui uma integração e expansão do conhecimento gastronômico da região nordestina. Em entrevista ao Jornal da Cidade.Net, ela disse também:

“O festival Sabores do Nordeste trará uma imersão na experiência culinária pernambucana aqui em Sergipe e apresentará pratos locais que são considerados os mais representativos de nossa cultura regional para os convidados. Além disso, vai ampliar o conhecimento da culinária do nordeste para nossos alunos e professores, elevando a formação profissional de todos. É ainda, uma forma de divulgar a cultura e fortalecer o desenvolvimento dos estados e de todos os envolvidos”.

Fase pernambucana

Para Laércio Oliveira, presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac de Sergipe, a experiência que a etapa de Pernambuco do Sabores do Nordeste proporcionou ao festival foi um momento importante e a de Sergipe também fará o seu melhor para apresentar seus pratos típicos ao público. E complentou à mesma publicação:

“Fomos muito bem recebidos em Pernambuco e conhecemos mais a culinária da região, o que foi uma excelente experiência. Aqui nós levaremos o que temos de melhor para o público que participar dessa viagem cultural pela gastronomia dos dois estados. Sei o quanto essa integração é importante, pois vai qualificar melhor nossos alunos e instrutores para que conheçam mais o cardápio pernambucano e formando profissionais mais completos para o mercado de trabalho, pois a formação com extensão é fundamental para que tenhamos pessoas mais capacitadas para atender ao público”.

Pratos sergipanos na fase pernambucana

O festival Sabores do Nordeste em Pernambuco promoveu uma experiência gastronômica por meio dos representantes sergipanos, apresentando um cardápio típico do estado. O menu foi constituído por uma feijoada sergipana, fritada de aratu, maniçoba e pudim de coco verde, além de escondidinho de carne de sol e gratinado de macaxeira com carne de sol e queijo coalho. As delícias desta região foram preparadas pelos chefs do Senac Frederico Souza e Samuel Davi.

Já para a edição sergipana de hoje e amanhã, o Senac promete surpreender os participantes do evento.

Fonte: Jornal da Cidade.Net

*Foto: Divulgação / Fecomércio