Cabo Frio já ensaia para a alta temporada

Feriado prolongado em Cabo Frio deverá registrar 100% de ocupação das vagas da rede hoteleira, mas também deve ficar atenta aos possíveis problemas que a cidade pode apresentar com excesso de turistas

Na terça-feira (12) a cidade de Cabo Fio (RJ) completou 404 anos de existência e com promessa de quase 100% de ocupação nos hotéis durante o feriado prolongado que se inicia hoje (15). Com as festividades do Dia da Proclamação da República, a prefeitura encara a data como o ‘último grande ensaio’ para a alta temporada que chegará em mais ou menos 40 dias.

Cabo Frio – cuidado redobrado

Durante a folga prolongada, fatores como infraestrutura urbana, trânsito e fiscalização nas praias merecerão atenção redobrada. Os estacionamentos também entram nesta lista.

O governo municipal ainda deve resolver uma série de questões antes da primavera se despedir no próximo mês, entre eles, estão a superlotação de ambulantes e barracas na Praia do Forte, além da melhoria das condições precárias das ruas e estradas. Sobre isso, Felipe Araújo, secretário de desenvolvimento da Cidade, afirmou ao site Folha dos Lagos:

“Observaremos o uso da praia que teve a sua faixa de areia reduzida, as questões de mobilidade de uma maneira geral entre outros fatores. Essa observação é imprescindível para o aperfeiçoamento continuado e criativo da forma de conduzir a cidade nesses momentos de pico. Com esse teste poderemos dimensionar também a quantidade de contratos temporários para o período entre dezembro e março no suporte às diversas atividades públicas de serviço da cidade.”

Shows

Após um período de poucas festividades, a prefeitura informou o retorno de concertos musicais na Praia do Forte. Com o aumento de pessoas no município durante o feriado, a Secretaria de Segurança Pública receberá reforço nos próximos dias.

Em relação ao esquema de segurança, 41 novos guardas municipais não farão parte da equipe. Já para o período de alta temporada, o secretário Jorge Marge solicitou o reforço de 350 agentes em toda a secretaria, o que inclui também parte de segurança e de posturas. No entanto, a decisão de contratação está nas mãos do prefeito Adriano Moreno (DEM). Para o prefeito, o feriado prolongado dará uma boa visibilidade do que os aguarda durante o verão.

Marge ainda destacou:

“É sempre bom vir um feriado de expressão para ver as brechas e os erros para consertar, mas um feriado desses está longe de ser uma virada de ano, até porque meu efetivo ainda é o normal e, no verão, o efetivo será bem maior para abranger todas essas pessoas que vêm para nossa cidade.”

Cabo Frio – Caminhos da História e turismo cívico

Paulo Cotias, secretário de Turismo, contou que além da programação de shows, o feriadão englobará os projetos Caminhos da História e de turismo cívico. E concluiu:

“Para nós é uma prévia, sim, do verão que está se desenhando. Para isso, colocamos para rodar e, vínhamos fazendo isso, todo um processo de manutenção preventiva e acompanhamento dos Territórios Turísticos, o estado de conservação dos patrimônios e dos equipamentos, procurando atender dentro da medida do possível das nossas possibilidades orçamentárias e dos que participam com a gente do processo de governança de colocar as áreas dos territórios aptas a receber essa carga de visitantes. Também já estamos preparados em regime de plantão para monitoramento de todas elas, o que para nós também vai ser importante em termos de diagnóstico para os ajustes necessários na alta temporada dentro do nosso plano de manejo.”

Fonte: site Folha dos Lagos

*Foto: Divulgação