capacitação da setur integra plano turístico de desenvolvimento sustentável
Turismo

Capacitação da Setur integra Plano Turístico de Desenvolvimento Sustentável

Plano Turístico de Desenvolvimento Sustentável é voltado às regiões turísticas do Pará, com formação para Condutor de Trilhas e Caminhadas em Marituba e Barcarena

A Secretaria de Estado de Turismo (Setur), em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Florestal e de Biodiversidade do Pará (Ideflor-Bio), começou a nova fase do curso de Condutor Ambiental de Trilhas e Caminhadas, nos municípios de Marituba (Região Metropolitana de Belém) e Barcarena, no Nordeste.

Plano Turístico de Desenvolvimento Sustentável

Desde o dia 7 de junho que acontece a formação para Condutor de Trilhas e Caminhadas em Marituba e Barcarena. O curso vai até esta sexta-feira (18). O conteúdo é voltado a moradores de Unidades de Conservação e seu entorno.

Objetivo

Além disso, o objetivo da formação do Plano Turístico de Desenvolvimento Sustentável é levar conhecimento e proporcionar aos condutores locais qualificação profissional adequada. Isso tudo para que possam exercer atividade com mais segurança e consciência profissional. E que ainda possam garantir a integridade física dos visitantes e a prática do turismo sustentável.

Sobre isso, Evandro Neves Jr., coordenador de Planejamento das Políticas Públicas para o Turismo da Setur, afirma.

“Esta proposta de realizarmos o curso de Condutor Ambiental e Trilhas da Setur tem o compromisso de propiciar aos profissionais do segmento do turismo de natureza todo o apoio necessário para que continuem sendo nossos agentes multiplicadores da prática do turismo consciente e sustentável no Pará.”

Importância de qualificar os prestadores de serviços turísticos

Para André Dias, secretário de Turismo do Pará, existe a importância de qualificar os prestadores de serviços turísticos:

“Isso é algo que foi identificado no nosso Plano Turístico de Desenvolvimento Sustentável, feito nas regiões turísticas. Definimos, de acordo com o nosso Plano de Desenvolvimento Turístico Estadual, o turismo de natureza como segmento prioritário de trabalho, que é o nosso principal foco, é a nossa maior atratividade, por estarmos localizados 100% na Amazônia brasileira. Capacitar condutores para guiar turistas em áreas naturais, trilhas e caminhadas é uma oportunidade de gerar emprego e renda no setor, para que as pessoas estejam aptas a fazer esses passeios com segurança e conhecimento, e prestando serviços turísticos.”

Base de conhecimento

O curso de formação com treinamento foi criado em 2015 pela Setur. Ele promove aulas com teorias práticas, disciplinas voltadas a Unidades de Conservação, legislação ambiental básica e ecoturismo.

Além disso, as aulas contam com técnicas para traçar roteiros, condução de trilhas e aprender como agir em caso de acidentes com animais peçonhentos (cobras e aranhas, por exemplo).

Revis-Refúgio e Clube Cabano

Já em Marituba, as aulas práticas acontecem no Revis-Refúgio. E em Barcarena, no Clube Cabano, que conta com uma grande área de mata.

André Dias conclui:

“Nós estamos começando essa rodada de capacitação agora por Barcarena e Marituba. Fizemos no início do ano em Belém e tivemos uma pausa, por conta da pandemia, mas agora estamos retomando essa agenda e vamos seguir para outras cidades de diferentes regiões do Estado, com a expectativa de capacitar até o final do ano cerca de 500 pessoas, em diferentes cursos, que atendem ao turismo de natureza.”

*Foto: Divulgação

Postagens relacionadas

Governador do Tocantins pede estrada de acesso ao Jalapão

Município Assessoria

Canoa Quebrada espera mais turistas, com início de voo regular

Município Assessoria

Hotelaria da Região Norte lidera pesquisa de intenção de investimento

Município Assessoria

Maria-fumaça de 1927 proporciona viagem no tempo

Município Assessoria

Estação Junina Pará tem programação infantil neste sexta (24)

Município Assessoria

Corpus Christi na Serra Gaúcha gera grande movimentação

Município Assessoria