CasinhaShopping será inaugurado no Rio, em outubro

CasinhaShopping é a versão mirim do CasaShopping, que já existe na Barra da Tijuca

O CasaShopping terá mais um nicho de negócio voltado às crianças, com a inauguração do CasinhaShopping, em outubro. O primeiro espaço completou 35 anos de atividades neste mês e é considerado o maior centro comercial dedicado à arquitetura e decoração na América Latina, além de ser um dos primeiros com esta temática da Barra Tijuca, no Rio de Janeiro.

CasinhaShopping

O CasinhaShopping, como o próprio nome já diz é voltado ao público infantil. Com isso, o bloco 1 da área de quatro mil metros quadrados com dois andares, foi transformado no Casinha. O local irá abrigar até 40 operações, que não necessariamente irão ofertar serviços às crianças. Porém, de algum modo o espaço vai proporcionar momentos de interação e atividades aos pequenos.

Projeto do CasinhaShopping

O projeto arquitetônico do CasinhaShopping é assinado por Duda Porto, que disse ao jornal O Globo:

O idealizador do projeto é o arquiteto Duda Porto :

“As lojas precisarão gerar experiências para as crianças. Pode ser uma loja de móveis em que a criança ajude em alguma fase do processo de criação do seu armário. Ou uma galeria de arte com área para os pequenos desenharem. O maior exemplo que temos para seguir é a onda do slime , que não sai mais de moda justamente porque é a criança quem fabrica a massinha. É isso que queremos oferecer. O Casinha nasceu da ideia de criar um lugar de experiências e agregador , ao qual os adultos possam levar os filhos sabendo que eles sairão de lá com algo a mais, não apenas uma roupa nova ou um brinquedo”.

Porto se inspirou nos próprios filhos para criar o projeto temático. Além disso, ele também notou que não havia muitos espaços de lazer e comércio que fossem voltados ao público mirim. E acrescentou:

“Sendo pai, mãe, às vezes você quer ir a um restaurante e até escolhe um que tem espaço kids, mas nota que ele não é pensado para fazer daquele tempo em que a criança estará lá algo produtivo, estimulante. Faz tempo que entendemos que existe esta demanda, uma brecha no mercado do Rio”.

35 anos do CasaShopping

Duda também conta que se inspirou em outro projeto, a KidZania, localizado no shopping Eldorado, em São Paulo. Neste local, os frequentadores desfrutam de várias de atividades interativas, como participar do processo de uma minifábrica de chocolate antes de comprá-lo e ainda ganhar um valor simbólico pela ajuda em sua produção. O montante pode ser investido no aluguel de uma quadra de esportes, entre outras atividades.

Porto afirma que o CasinhaShopping está disponível ao diálogo com os comerciantes do shopping com o propósito de criar soluções sustentáveis e reforça:

“Queremos provocar quem ainda não enxerga os benefícios desse modelo de negócio”.

Já a decoração do minishopping será feito de cores vibrantes, além de ser climatizado e completamente aberto. O pleno funcionamento, no entanto, deve acontecer a partir do primeiro trismestre de 2020, com direito a “espaço kids”. Com isso, os pequenos se divertem, enquanto seus acompanhantes andam pelas lojas.

Primeiro empreendimento

O CasinhaShopping vai inaugurar seu primeiro empreendimento no fim de outubro e que será a loja principal. A casa de festas Aventura Lab já opera no Itanhangá e agora também funcionará no Casinha. Seu cenário futurista possui mil metros quadrados, com capacidade para até 200 pessoas. O negócio conta com arena de drones, espaço maker, game room e realidade virtual.

Mudanças no CasaShopping

As comemorações dos 35 anos do CasaShopping também contará com outras ações, ao longo dos próximos 12 meses. Seus frequentadores poderão acompanhar de perto as modificações, como a reforma de seus 11 banheiros, além de painéis solares, que garantem parte da energia do shopping e que ainda é utilizada na irrigação dos jardins.

Além disso, a ideia de um heliponto integra o planejamento dos organizadores do shopping, na intenção de atender consumidores que vêm de outros estados, como Minas Gerais e São Paulo. O objetivo é que esta iniciativa comece a operar já no início do ano que vem.

Implantada no mês passado, outra novidade do local é o CasaShopping Outlet, que é um espaço virtual de ofertas aos interessados das lojas do centro comercial. No entanto, não ocorrem vendas online. Ao contrário, a ideia é que o público possa realizar sua opção de compra antes de sair de casa.

Fonte: O Globo

*Foto: Divulgação / MCA Estúdio