Concurso TJ GO publica regulamento para o preenchimento de 99 vagas

Concurso TJ GO (Tribunal de Justiça de Goiás) é destinado a candidatos com nível superior, com seleção em regime de urgência

Autorizado em 3 de maio pelo presidente do órgão, desembargador Carlos França, o novo concurso TJ GO (Tribunal de Justiça de Goiás) já tem regulamento publicado.

Concurso TJ GO – regulamento

O documento estabelece os critérios que deverão ser adotados na elaboração do edital de abertura de inscrições. No total, serão ofertadas 99 vagas para a carreira de analista judiciário. Portanto, há exigência de nível superior aos candidatos. Já o salário inicial varia de R$ 3.833,87 a R$ 4.259,86. Além disso, também haverá formação de cadastro reserva de pessoal (CR). Em breve, novas informações serão divulgadas.

Conforme informações do tribunal, os cargos serão para o 1º grau de jurisdição. Assim como vários concursos públicos, a convocação deste certame visa a substituição em razão de aposentadorias e exonerações de servidores.

Apesar de não ter sido divulgada uma previsão de quando o edital poderá ser publicado, a autorização do presidente prevê contratações em regime de urgência.

O regulamento garante a reserva de 20% de vagas para negros e 5% para portadores de deficiência.

As exigências gerais para ingresso serão as seguintes:

I – ter nacionalidade brasileira;
II – estar em dia com as obrigações eleitorais e em gozo dos direitos políticos, mediante apresentação da respectiva certidão comprobatória;
III – estar em dia com o serviço militar;
IV – ter idade mínima de 18 anos;
V – estar apto física e mentalmente para o exercício das atribuições inerentes ao cargo;
VI – não estar incompatibilizado para a investidura no cargo público, nos termos dispostos no artigo 199 da Lei nº 20.756, de 28 de janeiro de 2020.
VII – apresentar os documentos comprobatórios de escolaridade exigidos para a investidura. 

Já as exigências específicas por área de atuação serão as seguintes:

I – Graduação em Direito, quando se tratar dos cargos de Analista Judiciário – Área Judiciária e Analista Judiciário – Oficial de Justiça Avaliador;
II – Graduação Superior em atividade profissional específica, quando se tratar do cargo de Analista Judiciário – Área Especializada;
III – Graduação Superior em qualquer área, quando se tratar do cargo de Analista Judiciário – Área de Apoio Judiciário e Administrativo

Vagas em aberto

Hoje, o tribunal possui 177 vagas em aberto para analistas, sendo 50 para a área de apoio judiciário e administrativo, 20 para a área especializada, 50 para a área judiciária e 57 para oficial de justiça avaliador.

Como foi o último certame

Por fim, o último concurso TJ GO aconteceu em 2014, para o preenchimento imediato de 474 vagas, além de formação de cadastro reserva de pessoal. Na ocasião, a banca organizadora foi a Fundação Getúlio Vargas (FGV).

As oportunidades foram para analistas judiciários nas seguintes áreas: administrativa, oficial de justiça avaliador, área especializada e área de apoio judiciário e administrativo.

A prova objetiva contou com 50 questões, variando de acordo com a área pretendida.

*Foto: Divulgação/Google Maps