Concurso TJMG para cartórios convoca para prova objetiva

Saiu a convocação da prova objetiva do concurso TJMG (Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais) para cartórios. As vagas são destinadas a candidatos de nível superior em direito. Os exames versam outorga de delegações de notas e registro.

Concurso TJMG

Para que a pessoa saiba o endereço do local de sua prova para o Concurso TJMG, basta acessar o site da banca organizadora do certame, no caso a Consuplan. O portal vai disponibilizar também a impressão do comprovante definitivo de inscrição.

Com duração de cinco horas e formada por 100 questões de múltipla escolha, a prova objetiva do certame abordará as disciplinas de: direito constitucional, direito administrativo, direito penal, direito processual civil, direito comercial, direito civil, direito tributário, registros públicos e conhecimentos gerais.

Critérios do concurso TJMG

Para os critérios de remoção e provimento, as avaliações serão realizadas no sábado (24/8, no período da tarde) e no domingo (25/8, no período da manhã), respectivamente. Segue abaixo os endereços e horários desses exames:

Critério de remoção: dia 24 de agosto de 2019, das 13h às 18h, na Universidade FUMEC – Faculdade de Engenharia e Arquitetura – Anexo, Rua Cobre, 200, Cruzeiro, Belo Horizonte/MG;

Critério de provimento: dia 25 de agosto de 2019, das 8h às 13h, nos seguintes locais:

Faculdade Pitágoras – Campus Guajajaras, Rua dos Guajajaras, nº 591, Centro, Belo Horizonte/MG.

Faculdade Pitágoras – Campus Raja Gabaglia, Av. Raja Gabaglia, nº 1306, Gutierrez, Belo Horizonte/MG.

Faculdade Pitágoras – Campus Timbiras, Rua dos Timbiras, nº 1375, Funcionários, Belo Horizonte/MG.

Universidade FUMEC – FACE I, bloco A, Rua Cobre, nº 200, Cruzeiro, Belo Horizonte/MG.

Universidade FUMEC – FACE II, bloco E, Rua Cobre, nº 200, Cruzeiro, Belo Horizonte/MG.

Universidade FUMEC – Faculdade de Engenharia e Arquitetura – Principal, Rua Cobre, nº 200, Cruzeiro, Belo Horizonte/MG.

Universidade FUMEC – Faculdade de Engenharia e Arquitetura – Anexo, Rua Cobre, nº 200, Cruzeiro, Belo Horizonte/MG.

Gabarito

O gabarito oficial do concurso TJMG para ambos os critérios (remoção e provimento) poderá ser acessado por meio dos sites da Consuplan e do TJMG após dois dias no máximo a contar da data das provas, no dia 27 de agosto. O candidato que necessitar entrar com recurso terá o prazo de dois dias para formalizar o pedido.

Fases de seleção

O concurso TJMG será composto pelas seguintes etapas: provas escrita e prática; comprovação dos requisitos para outorga de delegações; prova oral; e exame de títulos.

Mais informações

O concurso TJMG para cartórios, mais precisamente para outorga de delegações e de registro compreende o preenchimento de 696 vagas. Desse total, 457 são para ingresso por provimento e 239 de ingresso por remoção, ou seja, para quem já tem uma outorga de delegação, mas deseja ser transferido para outra.

Os candidatos para provimento devem ter o ensino superior completo em direito, além de ter concluído dez anos de exercício do ofício, até a data da primeira publicação do edital, em serviço de registro ou de notas.

Já o ingresso por remoção exige que a pessoa esteja no exercício da titularidade de outra delegação (notarial ou de registro), no Estado de Minas Gerais, por mais de dois anos, a contar da data da primeira divulgação do edital.

Em relação aos salários oferecidos aos cargos, estas não são fixas, e sim calculadas com base nos lucros obtidos pelo cartório em que atuará, além de descontadas as devidas taxas ao governo.

Fonte: JC Concursos

*Foto: Divulgação