Confira a programação do Festival Mário de Andrade

Festival Mário de Andrade, também conhecido como Virado do Livro, acontece nos dias 4, 5 e 6 de outubro, em São Paulo

No mês que vem, a cidade da garoa será tomada pelo Festival Mário de Andrade, que acontece entre os dias 4, 5 4 de outubro. Também chamado de a Virada do Livro, o evento literário é promovido pela Prefeitura de São Paulo, que proporcionará à população 150 atividades gratuitas.

Atividades do Festival Mário de Andrade

Entre as atividades principais do Festival Mário de Andrade está o lançamento da autobiografia da atriz Fernanda Montenegro, intitulada “Prólogo, Alto, Epílogo”. O livro de memórias da Dama do nosso teatro brasileiro será lançado no último do festival, no Theatro Municipal. Além disso, a atriz conversa com a jornalista Marta Góes sobre sua carreira artística.

O encontro com Fernanda Montenegro na Virada do Livro ocorre após a recente polêmica envolvendo seu nome e o atual diretor da Funarte, o dramaturgo Roberto Alvim. O fato foi motivado por uma fotografia produzida pela revista literária Quatro Cinco Um com a atriz vestida de bruxa numa fogueira de livros.

Outro destaque do evento será a realização de uma feira de livros que poderá ser conferida pelo público, na região central de São Paulo, entre a Biblioteca Mário de Andrade e a Praça das Artes. Várias editoras participarão, entre as quais algumas delas são voltadas à diversidade LGBT, a questão racial e o feminismo, que também sofreu críticas na última Bienal do Livro, no Rio de Janeiro.

Grandes editoras estão confirmadas, como a Companhia das Letras, Record e Zahar. O mercado independente também está presente nesta feira literária, por meio das editoras Malê e Reformatório, além do projeto Leia Mulheres.

Programação da Virada do Livro

O Festival Mário de Andrade vão promover diversos encontros com autores, por meio de mesas e oficinas, durante os três dias de programação. É a chance de conferir de perto o que tem a dizer os autores: Mia Couto, Angélica Freitas, Alexandra Lucas Coelho, Milton Hatoum, Kalaf Epalanga e Ryane Leão.

Já o encerramento da Virada Livro deste ano será na Praça das Artes, realizado pela empresária Zamaswazi Dlamini-Mandela, neta de Nelson Mandela, vencedor do prêmio Nobel.

A jornalista Sahm Venter, que reuniu a correspondência de Mandela irá conversar com ela, e também haverá uma conversa com a escritora Lilia Schwarcz, em que abordará o legado do ex-presidente sul-africano.

Para conferir a programação completa do Festival Mário de Andrade, como endereços e horários das atividades, basta entrar aqui.

Fonte: Folha de S. Paulo

*Foto: Divulgação