conheça mais sobre delta do parnaíba, no norte do piauí
Turismo

Conheça mais sobre Delta do Parnaíba, no Norte do Piauí

No caminho do Delta do Parnaíba é possível admirar belas dunas, praias, lagoas, e ainda contar com boas opções de hospedagem e gastronomia; tudo localizado ao Norte do Piauí

Mais um lugar para chamar de paraíso real existe e fica no Norte do Piauí. Chamado de Delta do Parnaíba, o local pode ser acessado de carro, a partir da capital Teresina, e se estende pela BR-343, durante 340 quilômetros. Neste percurso, o visitante tem a chance de se deparar com dois pontos bem interessantes: em Campo Maior, distante 88 quilômetros de Teresina, lá existe o resgate de uma história violenta, de um tempo em que o Brasil lutou contra portugueses pela independência nada pacífica. Portanto, não deixe de conferir o monumento aos heróis da Batalha de Jenipapo. Logo em seguida, entrando por Piripiri, aproximadamente 170 quilômetros da capital e depois mais 10 quilômetros pela BR-222, há o destino do lindo Parque Nacional das Sete Cidades.

Por ele, vemos afloramentos de rochas da Era Paleozoica, esculpidos sobre as rochas de arenito por 190 milhões a 200 milhões de anos, em decorrência das chuvas da região, além dos ventos e marteladas pelo sol que resultaram em monumentos grandiosos que são um espetáculo à parte. As chamadas “cidades petrificadas” guardam também inscrições nos paredões datadas pelo método do carbono 14 com idade aproximada de 6.00 anos, considerados legados das tribos dos quirirus e dos jenipapos.

As “cidades petrificadas” guardam também inscrições nos paredões datadas pelo método do carbono 14 com idade presumível de 6.000 anos, que seriam legados das tribos dos quirirus e dos jenipapos.

Outro parque localizado neste estado são os sítios arqueológicos da Serra da Capivara, relembre aqui.

Estrada para um novo começo até o Delta de Parnaíba

Ao final desta estrada, já em Delta de Parnaíba, o turista pode ver um rio do grande delta, onde fica a cidade das charqueadas, que no século 17 recebeu incursões de bandeirantes que buscavam uma rota alternativa, ligando por terra, Salvador e São Luís. Ali foram implantadas fazendas de gado às custas do massacre das populações indígenas.  

Já na beira do Rio Igaraçu, que é o filho do Parnaíba, no Porto das Barcas, instalaram-se os núcleos de produção e vendas de carne e couro para as províncias brasileiras ao Sul e diretamente para a Europa.

Além disso, em Parnaíba também há o registro colonial, evidenciados por suas ruas coloridas, como no porto e no ainda por casarões luxuosos. Um dos mais charmosos, transformou-se no Hotel Boutique Casa de Santo Antônio, em 2013. A construção, datada de 1920, pertencente à família francesa Bompê, foi adquirida e totalmente restaurado e decorado com itens portugueses, desde que o empreendedor português Mario Vieira de carvalho, que ficou encantado com a Rota das Emoções, decidiu investir nesta região.

Emoções é o que não falta pelo caminho

Aliás, emoções é o que falta pelo caminho de Delta de Parnaíba. Tal deslumbre chega às praias lindas dunas transparentes, que contrastam com o cenário dos rios, além de um céu azul cortado pelos pássaros, onde há o mais icônico deles: o vermelho guará.

Já em direção ao Maranhão, os turistas podem contemplar as paisagens que se abrem em novas e admiráveis imagens desérticas dos Lençóis Maranhenses, em meio a lagos límpido, aprisionado pelas chuvas e encorpado pelos transbordamentos dos lençóis freáticos.

Para os que gostam de uma combinação de fortes ventos, oceanos verdes e inóspitos, muitas praias desertas, o cardápio é vasto. Com início pela Praia de Barra Grande, é possível praticar kitesurfe e ainda curtir a vila de pescadores desta região, entre pousadas aconchegantes e restaurantes, nasce assim uma nova e piauiense Jericoacoara.

Fonte: Jornal Estado de Minas

*Foto: Divulgação / Bertha Maakaroun/EM/D.A Press

Postagens relacionadas

Ônibus de turismo mantém operação mesmo com lockdown em Macau e Guamaré

Município Assessoria

Fauna marinha em Niterói: praias locais ganham placas de preservação

Município Assessoria

Programa de SC de inovação no turismo é destaque lá fora

Município Assessoria

Winter Bierfest ocorre neste fim de semana em Campos do Jordão

Município Assessoria

Praias mais afastadas do centro atraem turistas, em Guarujá

Município Assessoria

Parada do Orgulho LGBTI+ acontece neste domingo em Cabo Frio

Município Assessoria