estação pinto teles do brt volta a funcionar em jacarepaguá
Cotidiano

Estação Pinto Teles do BRT volta a funcionar em Jacarepaguá

Além da Estação Pinto Teles do BRT, outras duas do bairro voltarão a operar até a semana que vem

Na segunda-feira (4), foi reaberta para passageiros a Estação Pinto Teles, do BRT Transcarioca. O local estava fechado desde março, com o início da pandemia do novo coronavírus, alterando o cotidiano da capital fluminense. Situada na divisa entre os bairros de Jacarepaguá, na Zona Oeste, e Campinho, na Zona Norte, a estação vai operar com o sistema de linhas paradoras.

Sobre isso, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, anunciou que vai reabrir mais duas estações de BRT na área de Jacarepaguá até a semana que vem. Já nesta sexta-feira (8), será reativada a Estação Tanque, e no dia 11, a André Rocha. Também estão sendo implementadas ações de ordenamento e fiscalização em 26 estações.

Estação Pinto Teles – como foi a reabertura

Em sua reabertura, a Estação Pinto Teles teve seus primeiros ônibus saídos dos terminais Alvorada e Fundão logo pela manhã. Além disso, antes de reabrir, o espaço recebeu nova pintura, iluminação interna, com luminárias de LED, e externa, com refletores. Também teve a bilheteria reformada e novos vidros foram instalados. Portanto, toda sua programação visual foi atualizada.

Fiscalização da prefeitura em parceria com o BRT

A reabertura da Estação Pinto Teles e as demais da região fazem parte de uma ação conjunta da Prefeitura do Rio e do sistema BRT para melhoria dos serviços. Sendo assim, pelas próximas duas semanas, a concentração das vistorias será nas 25 estações com maior movimento. Isso inclui a Estação Taquara, em Jacarepaguá.

Equipes

Nestas estações atuam equipes de agentes de diferentes órgãos municipais, como: secretarias de Ordem Pública, Saúde, Assistência Social e Conservação, Comlurb, CET-Rio, Rioluz e subprefeituras.

Vale ressaltar que nestas operações serão distribuídas máscaras aos usuários, além de orientações de acolhimento da população em situação de rua. Também haverá combate ao comércio ambulante e ao calote nas estações, recolhimento de lixo, reforço na iluminação, poda de árvores, reparos da calha do BRT, de calçadas e de travessias e fiscalização do transporte alternativo irregular, entre outras ações.

Vistoria

Na segunda-feira também houve vistoria nas estações Rio 2, Pedro Correa, Curicica, Praça do Bandolim (fechada), Arroio Pavuna (fechada), Vila Sapê e Recanto das Palmeiras.

Na ocasião, a Secretaria de Assistência Social abordou cinco pessoas em situação de rua e realizou dois encaminhamentos para abrigos. Já os ambulantes foram orientados a se regularizarem. Com isso, foram retiradas algumas caixas que estavam nos acessos das estações.

Famílias divulgam carta aberta contra cervejaria Backer

Mamam promove atividades para as crianças nas férias

Vacinação em Niterói terá 100 pontos, além de drive-thru no Centro

Cidades da Bahia se destacam em premiação de melhor cacau do Brasil