Festival Cultura e Sabores de SBC reúne 20 mil pessoas

2ª edição do Festival Cultura e Sabores promoveu 40 opções diferentes entre artesanato e gastronomia, além de manifestações culturais

Aconteceu no último fim de semana a segunda edição do Festival Cultura e Sabores de São Bernardo do Campo, no ABC paulista. O evento contou com uma programação vasta de cultura e lazer para toda família. As atrações agradaram tanto crianças, como jovens e adultos e todas as atividades com entrada gratuita, realizadas no Parque Salvador Arena, no bairro Rudge Ramos. Segundo a organização, aproximadamente 20 mil pessoas passaram por lá no sábado e domingo.

Festival Cultura e Sabores

O Festival Cultura e Sabores é uma iniciativa da Secretaria de Cultura e Juventude, com o objetivo de fomentar a economia criativa da região, com a expansão de oportunidades à população de conhecer a produção local. Com isso, as pessoas puderam conferir shows, apresentações de teatro, itens de artesanato, além de uma gastronomia com pratos de diferentes regiões do Brasil e também da culinária internacional, como as massas italianas, comida mexicana e ainda com opções para os veganos.

Em declaração ao portal ABC do ABC, o secretário de Cultura, Adalberto Guazzelli afirmou:

“O evento caiu no gosto do público, tanto que pudemos preparar essa segunda edição. Além do movimento de público, tivemos um bom retorno dos expositores, que compartilharam conosco a importância de ocasiões como essa, onde podem levar sua arte ou produto de maneira mais próxima e efetiva, contribuindo, ainda, para melhorar as vendas desses empreendedores. Além disso, eventos como esse atraem as pessoas para conviver mais e explorar nossos espaços públicos, como esse Parque”.

Tradição

Para Luigi Fernando Scotuzzi, de família italiana e que levou suas tradicionais massas ao Festival Cultura e Sabores às duas edições do evento já pretende ampliar o cardápio para uma próxima oportunidade:

“Fui surpreendido pela demanda, com cerca de 150 massas vendidas na primeira ocasião e, nessa edição, cheguei a 180 unidades. Por isso, vou incluir sobremesas típicas, como o tiramisù ou peras no vinho, com sorvete”.

Seus pratos custaram R$ 15, com massa e molho caseiros, incluindo queijo ralado fresco.

Estreante no Cultura e Sabores

A Associação de Voluntários para Combate ao Câncer do ABC (AVCC) estreou nesta edição do Festival Cultura e Sabores, reforçando a importância do autoexame de câncer de mama, influenciado pelo Outubro Rosa, além de chamar a atenção do quanto também é importante o apoio da família neste momento, de acordo com Sueli Luz dos Santos, presidente da associação, que completa 30 anos de atividades em novembro:

“Fomos impactadas de forma muito positiva neste evento, pois todos passaram pelas nossas tendas, interagiram e contribuíram para levar adiante à nossa missão”.

Atrações do Festival Cultura e Sabores

O evento Cultura e Sabores de São Bernardo reuniu nesta edição produtos e atrações de 40 expositores. As pessoas que visitaram o Parque Salvador Arena conferiu espetáculos teatrais, shows de rock and roll, folk e MPB e um concerto especial dos alunos do Centro Livre de Música (CLM), além de oficinas de dança de salão e de tarantela.

Para a criançada, o evento proporcionou a apresentação da peça “Dandara” e também de oficinas de brinquedo, coral e flash mob infantis, encontro das slimers e ainda o projeto “Espalhando a Leitura”, com livros gratuitos de gêneros diversos.

A segunda edição também contou com a Feira de Adoção, em parceria com a entidade “Protetoras Independentes Esperança Animal”.

O Parque Salvador Arena conta com pista para caminhada, aquário e teatro e está situado à Avenida Caminho do Mar, 2.980, bairro Rudge Ramos, em São Bernardo do Campo.

Fonte: Portal ABC do ABC

*Foto: Divulgação