Festival Virtuosi terá edição virtual em razão da pandemia

Festival Virtuosi ocorre entre os dias 16 e 28 de março, com programação gratuita

Em razão da pandemia, a edição deste ano do Festival Virtuosi vai acontecer em formato digital, entre os dias 16 e 28 de março. A programação é gratuita. Em quase um ano de crise sanitária, e arte, cultura e meios digitais têm sido essenciais. E isso envolve também os apreciadores de música clássica.

Festival Virtuosi

Este é o mote da primeira edição digital do XXIII Festival Virtuosi. Capitaneado pela produtora e pianista Ana Lúcia Altino e o Maestro Rafael Garcia, o evento estreia o seu formato online com uma maratona de concertos gratuitos dos principais nomes da música erudita mundial.

Além disso, o festival também traz seis Palestras, cinco Masterclasses e o Virtuosi Diálogos Virtuais, para aqueles que desejam conhecer mais sobre um dos gêneros musicais mais antigos do mundo. O público poderá assistir e participar das atividades do VIRTUOSI, de casa, por meio do novo portal. E também pelo Youtube, Facebook e Instagram do festival.

Lei Aldir Blanc

Aprovada pela Lei Aldir Blanc e Sistema de Incentivo à Cultura da Prefeitura Municipal do Recife, a programação do evento é inteiramente gratuita, revela Ana.

“Tivemos que aprender a dominar a parte tecnológica e fazer uma curadoria a distância, mas está tudo surpreendente. Estamos muito felizes com essa oportunidade, e apesar de ser virtual, de estarmos longe dos nossos artistas, de não termos a chance do abraço nem de desejar boa sorte quando entra no palco, tenho certeza que apresentaremos como sempre, grandes artistas e excelente programação. Tudo com a maior qualidade e o maior carinho para o público assistir de suas casas. E como sempre, será uma maratona de música e diversas atividades.”

Virtuosi Diálogos

O festival tem início no dia 16 de março, com o projeto Virtuosi Diálogos Virtuais, que traz uma série de debates, até o dia 18 de março que abordam os temas: “Falando de música a partir do Som e Elementos do Discurso Musical”, “Traçando a evolução da Música a partir da História e Estética Musical”, e “Como ouvimos Música hoje? Desafios da escuta e compreensão no século XXI”. Os debates acontecem das 19h às 21h, ao vivo, sob o comando do Professor Sergio Barza.

Já os concertos do XXIII Virtuosi Virtual ocorrem a partir do dia 19 de março, sempre às 19h, com uma apresentação da Coordenadora geral do festival Ana Lúcia Altino.

Abertura

A abertura do evento será com o bailarino Thiago Soares, um dos grandes destaques da programação. O carioca é o primeiro bailarino do Real Balé de Londres. A apresentação de uma coreografia inédita para a Chaconne de Bach, contará com a apresentação do músico Rafaell Altino (Viola).