governador do tocantins pede estrada de acesso ao jalapão

Governador do Tocantins pede estrada de acesso ao Jalapão

Governador Mauro Carlesse se reuniu com o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, no sábado (17) e entregou ofício onde consta solicitação de estrada de acesso ao Jalapão

O governador do Tocantins, Mauro Carlesse, entregou um ofício ao ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio no último sábado (17). O documento é um pedido de pavimentação urgente para que seja criada uma estrada de acesso ao Jalapão. Além disso, Carlesse também solicitou investimentos para infraestrutura e divulgação do turismo do estado.

Acesso ao Jalapão

Há uma urgência para que seja viabilizada a pavimentação e malha viária para se ter acesso ao Jalapão. De acordo com o governador do Tocantins, em entrevista ao jornal Conexão Tocantins:

“Temos que pensar no futuro, mas lembrar que o pão na mesa do tacantinense é todo dia. Precisamos prestar atenção no que vai atender nosso cidadão hoje. A estrada para o Jalapão tem que ser feita imediatamente, assim como a ponte de Porto Nacional, os hospitais de Gurupi e Araguaína”.

Meio ambiente e pecuária

Em relação ao meio ambiente, Carlesse afirma que a região respeita as leis, cuidam das matas. Além disso, não há sinais de conflito com os índios. A ideia do estado tocantinense é preservar sua área e fomentar a renda da população.

O governador ressalta que os produtores locais estão em fase de início de produção de tilápias e destacou:

“Os pequenos produtores, cerca de 15 mil, já estão começando a se cadastrar e a fazer seus tanques, assim, aumentando sua renda e gerando empregos”.

Acesso ao Jalapão e outras regiões turísticas

Já o presidente da Agência de Desenvolvimento Turismo (Adetuc), Tom Lyra, contou mais sobre as outras regiões turísticas do Tocantins, além da urgência de uma estrada de acesso ao Jalapão:

“Estamos fomentando o Jalapão, mas não podemos esquecer das Serras Gerais, Cantão, Pico do Papagaio. O Tocantins será um polo turístico e peço ao ministro que compreenda que o Tocantins será um dos grandes vetores do desenvolvimento turístico brasileiro, porque nós temos tudo o que o turista quer”.

Melhorias do acesso ao Jalapão

Para o vice-governador Wanderlei Barbosa, a pavimentação para o acesso ao Jalapão é a principal urgência do estado neste momento. Porém, ele afirma que não se pode esquecer das demais regiões turísticas, como o lago do Tocantins e da bacia Tocantins-Araguaia.

Posicionamento do Ministro do Turismo

A intenção do ministro Marcelo Álvaro Antônio é aumentar em até quatro vezes o número de turistas na região do Jalapão.

“Queremos mais de um milhão de pessoas por mês ali. Agora, temos de 30 a 40 mil visitantes por ano, e com a estrada vamos triplicar ou quadruplicar este número”.

No entanto, o ministro pondera que é preciso se alinhar com o Ministério da Infraestrutura para viabilizar o acesso ao Jalapão. Ele diz que não é uma promessa, mas que deseja discutir essa proposta. Para Marcelo com a construção da estrada será possível que a região lance alguns empreendimentos, como hotéis, resorts e restaurantes. Além disso, o estado poderia receber pequenos, médios e grandes aportes.

Fonte: portal Conexão Tocantins

*Foto: Divulgação / Daniel Andrade

Fauna marinha em Niterói: praias locais ganham placas de preservação

Nova Veneza: cidade participa de evento turístico em Porto Alegre