III Congresso Regional do Programa São Paulo pela Primeiríssima Infância

III Congresso Regional do Programa São Paulo terá trabalhos de Jundiaí

No próximo dia 27, acontecerá o III Congresso Regional do Programa São Paulo pela Primeiríssima Infância, em Campo Limpo Paulista. A cidade de Jundiaí teve dez trabalhos selecionados para a Composição das Mesas – Comunicação Oral e serão apresentados pelas equipes das Unidades de Educação, Promoção da Saúde, Assistência e Desenvolvimento Social, que participam do Grupo de Trabalho Criança na Cidade.

III Congresso Regional do Programa São Paulo

Para 2021, o tema do Congresso será “Infâncias, pandemia e tecnologias: experiências de acesso e interações”. Além disso, os trabalhos serão apresentados em três modalidades: Pôster (exposição virtual), Comunicação Oral (mesa-redonda) e Carta Aberta (compartilhamento de relatos de experiências das vivências com crianças pequenas durante a pandemia).

De acordo com Gerusa Moura, articuladora municipal do São Paulo pela Primeiríssima Infância em Jundiaí:

“Compartilhar e trocar experiências sobre as boas práticas para a primeira infância são sempre importantes, para que possam aprimorar ainda mais o apoio às famílias e profissionais.”

Trabalhos de Jundiaí

Os trabalhos de Jundiaí selecionados para o Congresso são:

• “Cuidando da Primeiríssima Infância no CAPSIJ”;
  • “Mamãe Acolhe”;
  • “Vamos Plantar Batata Doce”;
  • “CIEMPI e Formação Permanente: As Histórias Infantis para a Interação com Crianças e Famílias”;
  • “A Intersetorialidade do Processo de Criação dos Indicadores da Primeira Infância do Município de Jundiaí”;
  • “Adaptações do Programa Criança Feliz no Município de Jundiaí em Tempos de Pandemia”;
  • “Jornada Brincar e Crescer: Compartilhando Saber via WhatsApp em meio à Pandemia”;
  • “Por uma Infância a ser Escutada: Comitê das Crianças, Laboratório de Participação Infantil – Desafios e Possibilidades da Interação Remota”;
  • “Comitê Ampliado do Programa São Paulo pela Primeiríssima Infância – Estratégias e União de Assistência e Desenvolvimento Social, Saúde e Educação e Formações em Tempos Pandêmicos”;
  • “Projeto Grupo Virtual de Famílias Grávidas – Uma Alternativa de Diálogo, Orientações e Acolhimento na Pandemia”.

Políticas públicas para a primeira infância

Para Thaís Nonô, diretora de Educação Infantil e representante da Unidade de Gestão de Educação no Grupo de Trabalho do SPPI e GT Criança, é um importante momento para apresentar trabalhos desenvolvidos enquanto políticas públicas para a primeira infância do município. Estas “visam oferecer o melhor atendimento às crianças e pessoas envolvidas com a primeiríssima infância”.

Evento online – III Congresso Regional do Programa São Paulo

O evento é online e gratuito, aberto a profissionais e pessoas que desenvolvam atividades voltadas para gestantes ou crianças de até 6 anos. Para mais informações sobre o III Congresso, basta acessar o site da Prefeitura de Jundiaí.

*Foto: Unsplash/Wayne Lee-Sing