Ipixuna do Pará: auxílio do Governo é vital após enxurrada

Ipixuna do Pará foi atingida por uma enxurrada há poucos dias e Estado tem garantido todo o suporte e auxílio à população

Na última sexta-feira (19), a cidade de Ipixuna do Pará registrou uma grande procura por serviços gratuitos de emissão de documentos da Polícia Civil e da Secretaria de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster). As pessoas se dirigiram ao no Centro Universitário da cidade, no nordeste do estado.

Ipixuna do Pará – enxurrada

Tais serviços estão sendo procurados por causa da enxurrada que atingiu o município na semana passada. Com isso, a ordem política vinda do Estado foi a de garantir todo o suporte e auxílio à população.

Atendimento

Até a última sexta, a expectativa era de que 300 pessoas fossem atendidas para emissão de registro de identificação. Já para certidão de nascimento e óbito (1 e 2ª vias), 30 pessoas foram atendidas pela Seaster.

Além disso, quem buscou o serviço e conseguiu ser atendido se sentiu aliviado, em razão da agilidade. É o que contou o aposentado Hipólito Serrão, de 65 anos. Ele mora na comunidade de Beira Rio, uma das áreas atingidas pela enchente:

“Eu não imaginava ter meus documentos de novo tão cedo. Eu perdi tudo, certidão e identidade, não sobrou nada na minha casa. É bom o serviço que o governo do Estado está dando pra gente, aqui eu consegui resolver tudo.”

Medida emergencial do governo estadual

Contudo, a medida emergencial do Estado pretende desburocratizar o atendimento. Sendo assim, conseguirá atender as pessoas que perderam todos os documentos em virtude da enxurrada que assolou a região de Ipixuna do Pará.

Primeira carteira de identidade

Mesma opinião quanto à agilidade no atendimento teve a funcionária pública Irenilde Silva. Ela levou o filho de 6 anos para tirar a primeira carteira de identidade e elogiou a assistência que o Governo tem prestado ao município:

“Nós estamos vendo a presença do Estado desde o dia que o desastre aconteceu, e as pessoas que estão precisando estão recebendo esse auxílio.”

Situação das famílias

Desde o dia 17 de fevereiro, equipes da Defesa Civil do Estado, da Seaster e da Cohab estão em Ipixuna do Pará. O objetivo é avaliar a situação das famílias que tiveram perdas totais e parciais.

*Foto: Divulgação/Marcelo Seabra / Ag.Pará