Itapetininga conectada e inteligente: cidade está entre as 100 do país

Itapetininga conectada e inteligente entra para a lista em termos de empreendedorismo e urbanismo

Itapetininga acaba de entrar para a lista das 100 cidades mais inteligentes e conectadas do Brasil. Isso em termos de Empreendedorismo e Urbanismo. Sobre a primeira, o município do interior paulista está em 8º lugar no Estado, e em 76ª posição no país. Já em relação ao Urbanismo, a cidade ocupa a 5ª colocação no Estado de São Paulo, e no país, a 12º.

O estudo foi publicado na edição 2021, do O Ranking Connected Smart Cities.

Itapetininga conectada e inteligente

De acordo com o levantamento, ele foi desenvolvido com o objetivo de mapear as localidades com maior potencial de desenvolvimento no Brasil. Itapetininga conectada e inteligente insere o grupo das cidades entre 100 mil e 500 mil moradores. Isso envolve 277 municípios, afirma o estudo.

Além disso, o estudo tenta reproduzir um retrato do cotidiano de todos os municípios brasileiros acima de 50 mil habitantes. Segundos os organizadores, a ideia é indicar a melhora da qualidade de vida das pessoas com base para as cidades inteligentes.

Aumento de empreendimentos

No caso do Empreendedorismo, o bom desempenho da cidade é em razão, segundo a pesquisa, do crescimento em 66,7% de empreendimentos de tecnologia em relação ao ano passado. Conforme o levantamento, foi registrado crescimento de 9,09% de empresas de economia criativa e também verificada a elevação de 19,63% de MEI (Microempreendedores Individuais). Para Simone Marquetto, prefeita de Itapetininga.

“Temos feito um trabalho de parceria com os empresários, facilitando e tornando mais rápida a abertura de negócios novos.”

Já no Urbanismo, o principal destaque, afirmam técnicos da área da Secretaria de Administração e Planejamento, a cidade manteve uma política crescente de oferta de moradias e sem o surgimento de áreas de riscos. Nos últimos quatro anos, foram 11.342 novos imóveis, entre moradias prontas e lotes.

A prefeita disse ainda que “temos incentivado o crescimento de Itapetininga e consequentemente a melhoria da qualidade de vida de todos”.

Atualmente, a densidade populacional atinge 92,8% da população da cidade, de acordo com o Ranking Connected Smart Cities. O índice de atendimento urbano de água alcança 100% dos domicílios com água encanada e a oferta urbana da rede de esgoto cobre 99,3%, segundo a pesquisa da entidade. Também são destaques a Lei de Zoneamento Urbano e Plano Diretor.

Histórico do levantamento

O levantamento foi feito para traçar as localidades com maior potencial de desenvolvimento, por meio de vários indicadores que retratam a inteligência, a conexão e sustentabilidade.

Por isso, o ranking envolve 75 indicadores de 11 eixos temáticos: Mobilidade, Urbanismo, Meio Ambiente, Tecnologia e Inovação, Empreendedorismo, Educação, Saúde, Segurança, Energia, Governança e Economia. Foram usadas diversas fontes de estudos, tanto governamental como órgãos privados.

*Foto: Divulgação