Jardim Botânico vira tema de podcast no Rio

Um dos bairros mais tradicionais do Rio de Janeiro, o Jardim Botânico agora é tema de podcast realizado por moradores da região, para contar curiosidades sobre o local

O bairro do Jardim Botânico está para lá de antenado com as tendências do século 21 que nunca param de chegar e uma delas é o podcast. Para quem ainda não está familiarizado com este sistema, ele funciona como um programa de histórias via internet, com enredos curtos, que são atualizados periodicamente.

No caso do famoso bairro carioca, o programa de podcast foi batizado de JB Pod e é produzido por residentes da região e está disponível nas principais plataformas de streaming. Um dos idealizadores, o produtor musical Nilo Romero, conta que a iniciativa foi inspirada em outro podcast também criado por ele, o Rebouças News, referente ao grupo que frequenta o Bar Rebouças, na Rua Maria Angélica. Ele ainda explicou ao jornal O Globo:

“Conversando com o pessoal, achamos que seria importante que o bairro como um todo tivesse um podcast próprio. A ideia é abordar assuntos do dia a dia, curiosidades, pessoas que tenham boas histórias para contar. É valorizar o microcosmo”.

Criadores do podcast sobre o Jardim Botânico

Além de Nilo, o podcast JB Pod ganhou o apoio da publicitária Betina Dowsley e da jornalista Christina Martins, que é responsável pela edição da revista bimestral “JB em Folhas”, mídia que também serve como inspiração e fonte para os temas abordados pelo programa. Christina conta sobre o processo do JB Pod e além disso, é ela quem apresenta as histórias:

“Foi uma associação de mídias. O JB Pod alcança essa galera que faz tudo pelo celular e não lê o jornal impresso. Além de mostrar uma nova mídia para o pessoal que gostava de rádio”.

Temas abordados

O primeiro programa do podcast exclusivo sobre o Jardim Botânico contou a participação do médico João Avelleira, residente do bairro desde 1982 e que ainda preside e também fundou o bloco carnavalesco Suvaco do Cristo. O bate-papo descontraído é entremeado pela participação de moradores e ainda do quadro “Você Sabia”, que nesta primeira edição contou a história da palmeira imperial, que é um marco do Jardim Botânico. O segundo podcast já está em produção. A ideia do trio é o programa tenha uma periodicidade quinzenal. Sobre isso, Christina complementa:

“Estamos buscando patrocínio para apresentar um resultado final cada vez melhor. E criar essa base de histórias que tantas vezes ouvimos, mas não conseguimos catalogar. Agora elas poderão ser perpetuadas”.

Resultado da primeira edição do podcast JB Pod

O retorno do primeiro podcast sobre o Jardim Botânicos foi animador, segundo Romero, que conclui:

“Acho que todos os lugares deveriam ter um podcast desses. As pessoas estão cada vez mais preocupadas com o mundo mais próximo. Nesse aspecto, o podcast veio preencher essa lacuna, aproximando as pessoas do lugar onde moram”.

Fonte: O Globo

*Foto: Divulgação / Bruno Kaiuca – Agência O Globo