maria-fumaça de 1927 proporciona viagem no tempo

Maria-fumaça de 1927 proporciona viagem no tempo

Maria-fumaça leva o visitante a vila ferroviária de Guararema, no interior de São Paulo, em um trajeto de sete quilômetros

A cidade de Guararema, no interior paulista proporciona uma verdadeira viagem no tempo através de uma Maria-fumaça de 1927. É por meio do som do apito, que os passageiros do trem identificam o início do trajeto e a possibilidade de recordar boas lembranças do passado.

A locomotiva é chamada de “velha senhora” e opera com quatro vagões cheios de visitantes até a vila de Luis Carlos, distantes sete quilômetros dali. O trem possui capacidade para 180 passageiros, que têm a chance de realizar um passeio raro nos dias de hoje no Brasil.

História da maria-fumaça

A maria-fumaça costumava realizar o trajeto entre Rio de Janeiro e São Paulo pela ferrovia Central do Brasil até o fim da década de 1950, explica a chefe de trem Fabiana Musci.

A partir daí, a locomotiva foi trocada por uma máquina a diesel. No entanto, anos depois, a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), que é uma entidade que recupera trens antigos, além de gerenciar rotas de turismo, promoveu a restauração do trem de Guararema.

Fabiana afirma que hoje a maria-fumaça dos anos 1920 é a maior em atividade em território nacional.

Durante as férias, os horários de passeio lotam os quatro vagões. Já em dias pouco movimento opera com apenas três, que são de madeira e foram produzidos entre 1896 e 1937. As informações são da chefe de trem, que atua nesta linha desde 2015, quando o trajeto foi restaurado.

A velocidade do trem é avançada lentamente, partindo de sete e chegando até 18 km/h. a “vagareza” da locomotiva proporciona aquela volta ao passado e promovendo ao passageiro a contemplação da zona urbana da cidade do interior paulista, que dá vista para morros cobertos de pasto.

Música e para na estação Luis Carlos

A rota proporciona também uma atração de entretenimento com apresentação de uma dupla de músicos, com triângulo e sanfona. Os ritmos levados por eles e acompanhados pelos visitantes são cantorias de sertanejo raiz e forró. Como a música não está inclusa no ingresso, a dupla passa o chapéu ao final da apresentação para arrecadar algum dinheiro.

A chegada à estação de Luis Carlos dura aproximadamente 20 minutos. O local é uma antiga vila ferroviária, em 2011 foi restaurada especialmente para receber a maria-fumaça de Guararema e seu público.

A estação Luis Carlos é composta apenas por duas ruas paralelas, com casas térreas em tonalidades de amarelo, azul, rosa e verde. Suas portas saem diretamente na calçada.

Residências e comércio

No entanto, a vila não possui muitas residências. Além disso, as pessoas que visitam o lugar encontram: um centro cultural e uma igreja, situados em frente a uma pequena praça; uma cervejaria, loja de lembrancinhas, um restaurante e uma sorveteria.

O tradicional asfalto das ruas de hoje dá lugar ao antigo paralelepípedo do passado e até os postes de luz remetem á mesma época, dando a impressão do visitante estar em uma cidade cenográfica. As pessoas ficam nesta vila por cerca de uma hora até retornarem à Guararema. Quem não tiver tempo de fazer uma refeição completa é possível comprar pipoca vendida em carrocinhas como as vistas em novelas ou filmes antigos. Também tem a opção do passageiro comprar biscoitos de polvilho, bebidas e picolés dentro da própria maria-fumaça.

Depoimentos de passageira

Segundo a dona de casa uruguaia de Montevidéu e hoje residente de Mogi das Cruzes, Maria Lícia Garin, de 60 anos:

“Eu me lembrei das viagens de trem que fazia com a minha mãe, até emociona”.

Ela passeou acompanhada pela filha Mariane Belando, que é professora universitária e pelo neto de seis anos. A avó ressalta que esta foi a primeira viagem de trem do garoto, que adorou, porém queria que a locomotiva andasse mais rápido.

Mais informações do passeio de maria-fumaça

Ao todo, o passeio de maria-fumaça dura cerca de duas horas e os ingressos custam R$ 65 por pessoa. Já para crianças de até cindo anos de idade, a viagem é gratuita.

A administração sugere que em feriados e período de férias que os interessados comprem os bilhetes pelo site oficial e retirá-lo na bilheteria da estação.

Porém, quem optar por adquirir as entradas na hora corre o risco de não encontrar e ter que incluir seu nome em uma lista de espera.

Todo o valor arrecadado com as passagens é destinado à ABPF que cuida dos pagamentos da locomotiva e utilização da linha, que é operada pela concessionária MRS.

A maria-fumaça de Guararema parte aos finais de semana e feriados em dois horários: às 10h e às 14h30.

Fonte: Folha de S. Paulo

Programa de SC de inovação no turismo é destaque lá fora

Prefeitura de Resende participará do Fórum Regional do Turismo Fluminense

Winter Bierfest ocorre neste fim de semana em Campos do Jordão