Museu Campos Gerais participa da Primavera dos Museus

Museu Campos Gerais começa sua programação nesta segunda-feira (20), na cidade de Ponta Grossa (PR)

Nesta semana, em diversas instituições do país acontecerá a 15ª Primavera dos Museus. Entre os locais participantes, está o Museu Campos Gerais, situado em Ponta Grossa, no Paraná.

Museu Campos Gerais – programação

A programação do Museu Campos Gerais dentro da Primavera dos Museus começa hoje (20). As pessoas interessadas em acompanhar os debates se inscreveram por meio de um formulário online.

Por conta da pandemia, toda a programação acontece no formato virtual, via Google Meet, com transmissão ao vivo pelo YouTube. Os inscritos recebem o link do evento com antecedência e a participação em 75% da semana dá direito a certificado.

Abertura

Nesta segunda, acontece a abertura, às 19h, com o lançamento da Rede Estadual de Museus Universitários do Paraná. O encontro terá participação de Aldo Bona, superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI/PR).

Além disso, também integram o evento gestores de espaços de memória e diretorias de cultura de universidades do estado. E ainda a presença de Renê Wagner Ramos, entusiasta da iniciativa e que coordena a política de museus universitários da SETI.

“As instituições saem fortalecidas na medida em que trocam experiências, buscam soluções conjuntas junto ao Estado e passam a funcionar efetivamente em rede. O lançamento desse fórum já pode ser visto como um primeiro resultado da aproximação entre gestões dos museus das universidades do Paraná.”

Painel temático

Depois das falas de lançamento da Rede, começa o ‘Museus e História Oral: diálogos possíveis’. O encontro será mediado pelo professor Dr. Robson Laverdi, do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História da UEPG.

A mostra enfoca possibilidades de utilização da metodologia da história oral aos museus em diálogo com a história pública. O intuito é pensar os aspectos como lugar social e a coprodução de conhecimento nos museus, diversidade de públicos, educação museal, autoridade compartilhada na construção de coleções e exposições e gestão cultural da memória ordinária. Laverdi completa:

“Serão abordados também os usos da história oral em rodas de memória, conversas comunitárias, entrevistas públicas, entre outras formas.”

Programação

Contudo, os painéis e as ações culturais virtuais do Museu Campos Gerais na 15ª Primavera dos Museus seguem até sexta-feira (24).

Detalhes do evento podem ser encontrados no site do MCG. As ofertas são voltadas a diferentes públicos, de pesquisadores, gestores a estudantes e professores, tanto da comunidade universitária quanto no externo.

*Foto: Divulgação