Niterói começa a vacinar maiores de 77 anos

Nesta semana, Niterói começou a vacinar maiores de 77 anos, em uma operação que segue até a próxima segunda-feira (15). Esta fase começou na segunda (8) e ontem (9), com os idosos a partir de 79 anos. Já nesta quarta (10) e amanhã (11), será a faixa de 78 anos. Por fim, na sexta (12) e segunda que vem (15) serão os idosos a partir de 77 anos.

Preparação para vacinar maiores de 77 anos

Na última quarta-feira (3), chegou , um lote com cinco mil doses da vacina Coronavac. Sendo assim, foi possível abrir mais uma janela para imunização em Niterói, com a criação de um novo posto de vacinação no Clube Central, em Icaraí.

Nesta quarta e amanhã será a vez dos idosos com mais de 78 anos irem aos postos de vacinação. Na sexta e segunda (15) serão vacinadas as pessoas acima de 77 anos.

Mais postos de vacinação

Além disso, a partir de amanhã, a prefeitura anunciou a abertura de mais um local de vacinação em Niterói, no bairro de Icaraí: o Clube Central. Todavia, segue em funcionamento os seguintes locais: policlínicas do Barreto, Engenhoca, Fonseca, São Lourenço, Vital Brazil, Itaipu e Piratininga e no drive thru no Campus Gragoatá da UFF.

A entrada nas policlínicas é autorizada das 8h às 16h, com imunização até 17h, mesmo horário em que funcionará o novo posto. Já a vacinação no drive thru começa às 8h e encerra às 17h.

Dados da Secretaria municipal de Saúde

Até o dia 3 de março, a Secretaria municipal de Saúde havia vacinado no município 29.730 pessoas contra a Covid-19. Desse total, 12.482 já foram imunizadas com a segunda dose.

Foram imunizados 11.049 idosos acima dos 83 anos, sendo que 315 já receberam a segunda dose. Entre os trabalhadores da área de Saúde, 16.431 receberam a primeira dose e 10.768 foram imunizados com a segunda dose.

Consórcio público

Na última terça-feira (2), a prefeitura assinou o termo de adesão para participar do consórcio público organizado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP), para compra de vacinas.

O consórcio, que deverá ser instalado até o próximo dia 22, dará suporte aos municípios caso o Plano Nacional de Imunização (PNI), do governo federal, não consiga suprir a demanda nacional. Além disso, o objetivo deste consórcio é tentar adquirir mais doses para imunizar a população.

Já em dezembro, a administração municipal assinou um memorando para aquisição. Mas com recursos próprios, 1,1 milhão de doses da Coronavac, do Instituto Butantan.

Tal quantidade seria suficiente para imunizar toda a população da cidade, de mais de 500 mil habitantes. Entretanto, o Ministério da Saúde adquiriu todas as doses produzidas pelo Butantan, que estão sendo distribuídas para todos os estados e municípios.

Portanto, por meio do consórcio, os municípios poderão contribuir para a compra de doses usadas no PNI e acelerar a aquisição de vacinas.

Calendário de vacinação da semana

Segunda-feira, dia 8, a partir de 79 anos.

Terça-feira, dia 9, a partir de 79 anos.

Quarta-feira, dia 10, a partir de 78 anos.

Quinta-feira, dia 11, a partir de 78 anos.

Sexta-feira, dia 12, a partir de 77 anos.

Segunda-feira, dia 15, a partir de 77 anos.

*Foto: Divulgação/Douglas Macedo