Ônibus de turismo mantém operação mesmo com lockdown em Macau e Guamaré

Mesmo com lockdown em Macau e Guamaré, cidades litorâneas do Rio Grande do Norte, a empresa de ônibus de turismo Expresso Cabral continua em operação nestas regiões.

No dia 8 de junho, entrou em vigor as medidas mais rígidas de isolamento social, em virtude do combate ao novo coronavírus. O lockdown em Macau e Guamaré e também na localidade de Pendências (esta última na região Agreste) foi instituído por meio de ação conjunta.

Os prefeitos Túlio Lemos, Adriano Diógenes e Flaudivan Martins, respectivamente, assinaram um decreto conjunto, publicado no Diário Oficial dos Municípios, mantido pela FEMURN, onde existem várias restrições quanto à circulação de pessoas, ressalvadas algumas exceções, e ainda consta a regulação de atividades econômicas. No caso de Macau, por exemplo, o transporte coletivo de passageiros está liberado na cidade, apesar das restrições.

No fim de maio, mas na região sudeste, houve o estudo de instituir lockdown no ABC paulista, mas na ocasião a decisão dependia da cidade de São Paulo.

Expresso Cabral

A companhia Expresso Cabral, que atende as linhas que ligam Natal a Macau e Guamaré, está operando com quadro de horários reduzido. No entanto, segundo o portal UNIBUS RN, a empresa diz que não há suspensão das viagens para as duas cidades. Além disso, os ônibus estão circulando dentro das cidades, depois das verificações necessárias nas barreiras sanitárias terem sido impostas. Na entrada de Macau, o ônibus passa por desinfecção, e também é realizada uma checagem necessária nos passageiros.

Segundo a Expresso Cabral, a operação foi adaptada com a finalidade de não deixar de ser feita e para que quem precisa ir a estas localidades, continue sendo atendido.

Veja abaixo os quadros de horário e os ajustes na operação:

Natal / Macau: Saídas de segunda a sábado. Há saídas de Natal às 6:00, 9:00 e 15:00 (O horário de 6:00 funciona em sistema de conexão, na linha para Caiçara do Norte. A conexão ocorre em João Câmara). De Macau, saem ônibus às 6:00, 9:00 e 15:00, também com o sistema de conexão ocorrendo na saída das 6:00 (Também ocorre em João Câmara).

Natal / Guamaré: A linha está sendo operada nas segundas, sextas e sábados, através do sistema de conexão com a linha de Macau. Da capital, o ônibus que sai às 15:00 para Macau faz conexão para Guamaré no povoado Baixa do Meio. Para sair de Guamaré, o passageiro deve pegar o ônibus que sai às 6:00 de Macau, também no sistema de conexão no povoado Baixa do Meio.

Barreiras

No caso de barreiras, a Expresso Cabral também ajustou sua operação nas cidades de Caiçara do Norte e São Miguel do Gostoso, ambas no litoral norte potiguar.

Estas cidades também estão contando com barreira sanitária em seus acessos. Nessas localidades, os embarques e desembarques estão sendo realizados em frente aos postos de fiscalização. Inclusive, está havendo triagem dos passageiros a fim de evitar o acesso de pessoas que não tenham ligação com os respectivos municípios.

Fonte: Portal UNIBUS RN

*Foto: Divulgação