parada do orgulho lgbti+ acontece neste domingo em cabo frio

Parada do Orgulho LGBTI+ acontece neste domingo em Cabo Frio

Desde quarta-feira (4) ocorre a 15ª Semana do Orgulho LGBTI+, que movimenta a cidade litorânea com diversas atrações artísticas e encontros para abordar a diversidade

Foi iniciada na quarta-feira (4), a 15ª edição da Semana do Orgulho LGBTI+, que movimentou a cidade de Cabo Frio antes do feriado da Independência do Brasil, comemorado hoje (7). A programação do evento incluiu capacitações para o turismo do município do estado do Rio de Janeiro, Tribuna Livre, Premiação da Diversidade, além de festa Pré Parada e a já famosa Parada do Orgulho LGBTI+ que será realizada amanhã (8), na Praia do Forte.

Tema da Semana do Orgulho LGBTI+

Com o tema “Diversidade acima de tudo, Democracia acima de Todos”, a edição deste ano tem a meta de levar sensibilização ao público presente, que envolve política e como está sendo tratado o respeito às diversidades e a democracia no Brasil. Sobre isso, o coordenador da Parada do Orgulho LGBTI+ de Cabo Frio, Rodolpho Campbell, destacou ao portal RC 24h:

“Além de defender nossa causa e nossas bandeiras, devemos no atual panorama dar as mãos e mostrar que unidos defenderemos a diversidade e a democracia sempre. Juntos sempre seremos mais fortes”.

Como foi a Semana do Orgulho LGBTI+

O início da 15ª Semana do Orgulho LGBTI+ contou com a presença de servidores da área de Turismo de Cabo Frio que receberam uma capacitação com dicas de como eles devem proceder para atender e receber bem os visitantes LGBTI+. Já na quinta-feira (5), foi a vez do movimento utilizar a Tribuna Livre, na Câmara de Vereadores da cidade em que houve um discurso para abertura oficial da programação.

5º Prêmio Sou + Diversidade

Já ontem (6), ocorreu o evento do 5º Prêmio Sou + Diversidade, em que artistas, autoridades, empresários, jornalistas, mães e personalidades que demonstraram apoio, defendem e respeitam os direitos da comunidade LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais) no ano de 2019, receberam o prêmio. A iniciativa é ONG Grupo Iguais, atuante na cidade litorânea. A entrega aconteceu no Charitas – Museu e Casa de Cultura José de Dome, que ainda contou com performances de drag queens e live show, com entrada gratuita.

Festa Pré – Parada

Neste sábado (7), acontece a festa Pré Parada Oficial, a Xtravaganza, com DJs pondo o público para dançar ao som de ritmos que vão do POP ao Funk.

15ª Parada do Orgulho LGBTI+

A 15ª Parada do Orgulho LGBTI+ de Cabo Frio acontece amanhã (8), na Praia do Forte. O local é o principal cartão postal da cidade. Um palco gigante foi montado para as diversas atrações que se apresentarão ao longo do dia, com concentração a partir das 14h, na Avenida Litonânea, próximo ao Braga.

Os grandes destaques da Parada estão a cargo dos shows das cantoras Perlla e Gabily, e banda Donas. Além disso, o evento conta com um Drag show, em que subirão ao palco: Desiree Franco, Kitana Dreams, Mary Summers e Monayra Manon, e os DJs Guilherme Andrade, Lucas Medici, Lucas de Paula e Petersen.

A Parada do Orgulho LGBTI + integra o Calendário Municipal de Eventos de Cabo Frio e também do Calendário Internacional da IGLTA (International Gay and Lesbian Travel Association). Sua viabilização tem apoio da prefeitura, por meio da Superintendência Municipal de Políticas Públicas LGBTI+ e da Coordenadoria Geral de Eventos.

Donativos

Esta edição ainda pretende arrecadar donativos que serão destinados ao Lar da Cidinha. Quem quiser contribuir, basta levar 2 kg de alimentos não perecíveis e com isso terá acesso a uma área VIP da Parada do Orgulho LBTI+.

Os produtos serão arrecadados na sede Superintendência de Políticas Públicas LGBTQ+ de cabo Frio, situada no Terminal de Transatlânticos – sala 3, na passagem.

No entanto, a lista VIP é limitada a 100 nomes e para saber mais informações, pode entrar em contato por meio do telefone (22) 2041-2782, ou através do Whatsapp (22) 99225-6758.

Fonte: portal RC 24h

*Foto: Divulgação / Grupo Iguais – Arquivo 2017

Turismo de isolamento em tempos de coronavírus

Fernando de Noronha revê capacidade de turistas na ilha