Patrimônio Histórico e Cultural de Anápolis

Patrimônio Histórico e Cultural de Anápolis: empossados membros do Conselho

Patrimônio Histórico e Cultural de Anápolis contam agora com 14 representantes da sociedade civil e do poder público, com mandato de dois anos

Na semana passada, a Prefeitura de Anápolis, com o objetivo de conservar os bens materiais e preservar os bens imateriais do município, nomeou 14 novos membros do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultura de Anápolis. Todos eles terão mandato de dois anos. A solenidade aconteceu no miniauditório do Centro Administrativo.

Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultura de Anápolis

De acordo com a secretária de Integração Social, Esporte e Cultura, Andrea Lins, hoje as políticas integradas são uma realidade:

“Há, por exemplo, patrimônios tombados por seu valor histórico e cultural que a comunidade não conhece.”

Ela afima isso ao considerar o passado para poder planejar o futuro.

Alex Martins, secretário da pasta de Indústria, Comércio, Inovação, Trabalho, Turismo e Agricultura, também compartilha da mesma ideia.

“Não dá para avançar sem analisar o que fez parte da história. É cumprido um papel de memória e reconhecimento.”

Composição do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultura de Anápolis

O Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultura será presidido pelo mestre em história Daniel Araújo Alves, membro efetivo, indicado pela Secretaria de Integração Social.

“O nosso grande símbolo é a estação ferroviária, que está preservada graças ao esforço desse grupo. Um dos objetivos é pensar projetos em conjunto e buscar parcerias para revitalização do centro urbano.”

Outras funções do conselho

Além disso, o conselho opera independente da Prefeitura. E ainda pode pedir o tombamento ou registro de algum bem, assim como deliberar sobre obras realizadas perto de algum bem tombado. Por fim, possui papel relevante para a preservação da história do município.

Conheça os membros empossados

Indicados pela Secretaria de Integração Social, Esporte e Cultura:

Daniel Araújo Alves – Membro efetivo (presidente)
Vitor Oliveira Dias – Membro suplente

Indicados pela Secretaria Municipal de Educação:

Marcos Bonfim Garcia – Membro efetivo
Eucárice Aparecida Capó – Membro suplente

Indicados pela Câmara Municipal de Anápolis:

Aparecida Ramos Lino – Membro efetivo
Hélio Afonso Filho – Membro suplente

Indicados pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Habitação e Planejamento Urbano:

Ricardo de Jesus – Membro efetivo