Redes sociais postam curiosidades do Museu Oscar Niemeyer

Curiosidades do Museu Oscar Niemeyer foram postadas em suas redes sociais a partir do final de julho

O Museu Oscar Niemeyer (MON), localizado na cidade de Curitiba, no Paraná, lançou em meio à pandemia da Covid-19 uma série de posts temáticos em suas redes sociais para contar a história da construção e da arquitetura da instituição.

Curiosidades do Museu Oscar Niemeyer

As curiosidades do Museu Oscar Niemeyer são contadas em posts publicados todas as sextas-feiras, sempre às 17h. Os relatos abordam assuntos quanto á construção do edifício, que foi idealizado, obviamente, pelo arquiteto Oscar Niemeyer (1907 – 2012).

Construção do prédio Olho

Entre os fatos já publicados que chamaram a atenção dos internautas foi em relação à construção do prédio Olho. Contudo, o processo de edificação durou seis meses, no ano de 2002. A estrutura, que possui 70 metros de comprimentos e 30 metros de altura e apoiada por uma torre de cinco andares, foi erguida junto à reestruturação de um antigo edifício, também projetado por Niemeyer, em 1967.

Instituto de Educação do Paraná (IEP)

Todavia, em relação aos detalhes da instalação do Instituto de Educação do Paraná (IEP), ele nunca chegou a entrar em funcionamento no MON. De acordo com a instituição, quando essa obra foi terminada, em 1978, o edifício serviu como sede das secretarias do Estado do Paraná. Sendo assim, este acolhimento operou até meados dos anos 2000, quando foi iniciado o projeto de transformar o espaço em um museu cultural.

Visualização dos posts

Quem quiser acompanhar as curiosidades do Museu Oscar Nirmeyer podem acessar os posts por meio das páginas da instituição no Instagram e no Facebook. Basta procurar também pelas hashtags #arquiteturamon e #monemcasa.

Hoje, o museu de Curitiba possui um acervo com aproximadamente sete mil peças, distribuídas entre 35 mil metros quadrados de área construída. Desse total, 17 mil metros são destinados a áreas de exposição.

Além disso, o MON é considerado o maior museu de arte da América Latina. Em razão da pandemia do novo coronavírus, a instituição está fechada ao público, aguardando previsão de reabertura.

*Foto: Divulgação/ Nani Góis