São Carlos: Semana de Economia de Solidária

Semana de Economia Solidária de São Carlos irá discutir sobre movimentos sociais, sob o tema de integração entre os Conselhos Municipais e Coletivos, que serão realizados entre os dias 16 e 21 de dezembro

Começou nesta segunda-feira (16), a segunda edição da Semana de Economia Solidária de São Carlos. A programação acontece até sábado (21). O tema deste ano é a integração entre os Conselhos Municipais, Coletivos e Movimentos Sociais.

Semana da Economia Solidária de São Carlos

Conquistada recentemente, por meio da lei de nº 18.981 de 1º março de 2019, a Semana da Economia Solidária de São Carlos integra o calendário oficial de eventos da cidade do interior paulista, promovendo visibilidade a este projeto político de desenvolvimento econômico e, ao mesmo tempo, solidário.

Conhecida como a outra economia, a Economia Solidária é um modo diferente de seguir a vida e ainda de fazer a Economia girar. É um de economia que se preocupa com o próximo, com a natureza, com as relações humanas. Em suma, um jeito de pensar a economia, colocando a vida e o bem estar em primeiro plano.

este tipo de economia também é visto como um movimento social, já que representa um projeto político de sociedade. Ela é constituída por muitas pessoas engajadas de um modo justo, inclusivo e solidário de pensar e viver a economia.

Valores

Tais práticas deste tipo de economia são baseadas em valores, como: autogestão; cooperação; solidariedade; democracia; ação econômica; centralidade no ser humano; valorização da diversidade; emancipação; valorização do saber local; formação permanente e continuada; justiça social e cuidado com o meio ambiente.

Para comemorar este feito, foi escolhido o dia 15 de dezembro, como o Dia Nacional da Economia Solidária. A data não foi decidida em vão, pois é uma homenagem ao ambientalista Chico Mendes, que foi assassinado em 1988 em virtude da sua luta em defesa dos povos da Amazônia. A comemoração então visa a uma reflexão sobre conquistas e desafios neste âmbito.

Atividades d

A segunda edição do evento acontecerá de hoje até sábado (21), no Centro Público de Economia Solidária, situado à Rua José Bonifácio, 885. Já seu encerramento será na Praça XV de Novembro.

Confira a programação:

Segunda-feira (16)

16h Abertura da II Semana de Economia Solidária de São Carlos: histórico da luta do movimento de economia solidária em São Carlos e Encontro dos Conselhos Municipais

Local: Centro Público de Economia Solidária “Hebert de Souza Betinho”. Rua José Bonifácio nº 885 Centro São Carlos SP

Quarta-feira (18)

14h – Encontro dos Movimentos Sociais de São Carlos
Roda de Conversa Sobre o Histórico das Conquistas de Movimento de Economia Solidária de São Carlos-SP

Local: Centro Público de Economia Solidária “Hebert de Souza Betinho”. Rua José Bonifácio nº 885 Centro São Carlos SP

Sábado (21)

15h30 Outra economia é possível? Roda de conversa sobre economia solidária com a Equipe do Projeto Rede EcoSanca – NuMI-EcoSol/UFSCar18h – Encerramento com o Show de Nara Dom às 18 h

Local: Praça XV de Novembro

Fonte: portal A Cidade On

*Foto: Divulgação