Secretaria da Educação SP abre 10 mil vagas para professores

Secretaria da Educação SP visa à contratação de docentes que ministrem aulas presenciais durante o todo o ano letivo

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEE SP) publicou edital de processo seletivo com objetivo de contratar até 10 mil professores temporários para o retorno das aulas presenciais, marcada para o dia 1º de fevereiro. As inscrições estão abertas e vão até o dia 20 de janeiro.

Processo seletivo da Secretaria da Educação SP

A Intenção da Secretaria da Educação SP é que os docentes ministrem aulas presenciais durante todo o ano letivo. Segundo Rossieli Soares, secretário de educação:

“Em uma rede tão grande quanto a nossa contratar professores é essencial para garantir que tenhamos condições adequadas para o retorno seguro das aulas em todo estado.”

Edital

Na terça-feira (5), o Diário Oficial do Estado de São Paulo publicou o edital, assim como é feito com todos os concursos públicos do país. Sendo assim, em razão do disposto no art. 1º do Decreto 64.864, de 16 de março de 2020, não poderão ser contratadas pessoas nas seguintes situações: idosos na acepção legal do termo, por contar com idade igual ou superior a 60 (sessenta anos); gestantes; e portadores de doenças respiratórias crônicas, cardiopatias, diabetes, hipertensão ou outras afecções que deprimam o sistema imunológico.

Alerta

Além disso, os anos letivos de 2020 e 2021 serão considerados como um único ciclo contínuo. Portanto, a avaliação de aprendizagem será realizada ao logo de oito bimestres (quatro de 2020 e quatro de 2021).

No entanto, os alunos que já entregaram as atividades propostas podem ter sido aprovados. Mas terão o aprendizado avaliado ao final de 2021.

Pontuação classificatória

O processo seletivo é classificatório, por pontuação obtida de acordo com títulos e experiência. Os selecionados serão divulgados pelo Banco de Talentos e na SEE SP.

Segundo o edital da Secretaria da Educação SP, os documentos apresentados serão avaliados com no máximo 80 pontos, na seguinte conformidade:

• O tempo de experiência profissional como docente em educação básica: 0,002 por dia, até no máximo 25,55 pontos;
  • Certificado de Aperfeiçoamento: 1 ponto;
  • Certificado de Especialização: 2 pontos;
  • Diploma de Mestrado: 3 pontos; e Diploma de Doutorado: 5 pontos.

Inscrições para as vagas de professor da SEE SP

As inscrições devem ser efetuadas no site do Banco de Talentos, que é uma plataforma criada pela SEE SP para gerenciar os processos seletivos. O prazo está aberto e ficará disponível até as 23h59 do dia 20 de janeiro.

Durante a inscrição, os candidatos devem indicar as disciplinas que pretendem ministrar e a Diretoria de Ensino que deseja fazer parte.

*Foto: Reprodução/Google Maps