Turismo sustentável: conheça 3 lugares para praticá-lo

Turismo sustentável abrange explorar um destino, mas respeitando o local, sua cultura e as tradições, assim como o meio ambiente e os recursos naturais

Praticar turismo sustentável no Brasil é possível e isso engloba conhecer o local, sua cultura, tradições, assim como respeitar o meio ambiente e os recursos naturais. Neste artigo, você conhecerá três lugares para esta prática.

O que é turismo sustentável?

Segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT), o turismo sustentável se caracteriza como:

“O turismo que considera plenamente seus atuais e futuros impactos econômicos, sociais e ambientais, abordando as necessidades dos visitantes, da indústria, do meio ambiente e das comunidades locais.”

Ainda de acordo com a OMT, em 2021, o turismo ecológico foi responsável por movimentar US$ 260 bilhões, a nível mundial. Além disso, só o Brasil participa da conta com US$ 70 milhões. E por mais que exista uma diferença entre turismo de sustentabilidade e ecoturismo, a inclinação para buscar modos de viajar que respeitem o meio ambiente é notória.

A seguir, confira os três destinos.

Bonito – Mato Grosso do Sul

Bonito (MS) já foi eleito o melhor destino para o turismo sustentável do Brasil, em uma premiação da revista Viagem e Turismo. Neste local é possível ter contato direto com a organização societária da cidade interiorana, sua cultura e seus recursos naturais. O ecoturismo é feito pelas grutas, cavernas e lagos de água cristalina. Mas também há muitos outros passeios por lá.

Reserva Mamirauá – Amazonas

Em 1999, o Instituto de Desenvolvimento Sustentável de Mamirauá foi criado. A Reserva de Mamirauá fica a cerca de 600 km de Manaus, e a sua extensão abrange os municípios de Uarini, Fonte Boa e Maraã. Contudo, o turismo da região é centrado na cultura das comunidades ribeirinhas e na fauna e flora locais. Os turistas devem conhecer os sabores locais por meio de um tour gastronômico, em Manaus.

Fernando de Noronha – Pernambuco

Já no arquipélago vulcânico de Fernando de Noronha, que fica em Pernambuco, os visitantes podem explorar muito a vida marinha, praticar mergulho. Além de fazer trilhas por paisagens paradisíacas. Mas, claro, isso tudo respeitando os princípios da sustentabilidade em uma viagem.

Dicas de como praticar o turismo sustentável

Conforme informações do Conselho Global pelo Turismo Sustentável (GSTC, na sigla em inglês), os quatro pilares desse tipo de turismo são:

  • Redução de Impactos Socioeconômicos; 
  • Redução de Impactos Culturais;
  • Redução de Impactos Ambientais;
  • Investimento em Administração Responsável.

Já as dicas dizem respeito à:

  • Se informar sobre o destino (cultura, tradições, recursos naturais, entre outros pontos);
  • Priorizar consumir produtos e serviços locais;
  • Ter atenção onde você joga o seu lixo;
  • Pensar em economizar os recursos naturais;
  • Fugir das atrações que utilizam exploração animal.

*Foto: Divulgação