vacinação em niterói terá 100 pontos, alem de drive-thru no centro
Cotidiano

Vacinação em Niterói terá 100 pontos, além de drive-thru no Centro

Vacinação em Niterói deve começar hoje (20), se for confirmada a chegada das primeiras remessas de vacinas prometidas pelo Ministério da Saúde

No último sábado (16), a prefeitura de Niterói anunciou que está pronta para começar a imunização da população contra a Covid-19, alterando o cotidiano local. O início deve ser ainda hoje (20), se for confirmada a chegada das primeiras remessas de vacinas prometidas pelo Ministério da Saúde.

Vacinação em Niterói – como será

De acordo com o planejamento do município, serão 100 pontos de vacinação em Niterói, além de um esquema drive-thru, no Caminho Niemeyer.

Nesta primeira fase, receberão as doses os profissionais de saúde e idosos que vivem em instituições de longa permanência, como casas de repouso e abrigos.

Idosos acima de 60 anos

Além disso, os idosos acima de 60 anos que vivem em instituições de acolhimento, receberão a vacina no local, em horários agendados por equipes da Secretaria municipal de Saúde.

Já a vacinação para os profissionais da saúde será realizada nas unidades trabalham, sejam públicas ou particulares. Entretanto, os que atuam na área de forma autônoma deverão procurar uma das 54 salas de vacinação da rede básica mais próxima de sua residência, com o documento de registro profissional.

Plano Nacional

A vacinação em Niterói seguirá o Plano Nacional de Imunização do Governo Federal. Isso porque com a proibição da compra de vacinas, eles têm de esperar a entrega das doses.

Ainda no domingo (17), o Ministério da Saúde aguardava a decisão da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) sobre o uso emergencial das vacinas Coronavac e Oxford/AstraZeneca. Com o aval da agência, agora é acertar o cronograma de vacinação em cada munípio.

Neste caso, a prefeitura de Niterói será responsável por logística, distribuição das salas de vacinação, refrigeração, armazenamento e segurança dos insumos.

Insumos

Sobre isso, o prefeito Axel Grael afirmou que a cidade conta com os insumos necessários e que nesta quarta-feira já deve ter equipe disponível para a vacinação em Niterói.

Durante transmissão nas redes sociais da prefeitura na última quinta-feira (14), ele afirmou que a quantidade de vacinas prometida pelo Ministério da Saúde será proporcional à população da cidade.

*Foto: Divulgação/ Fábio Guimarães /Agência O Globo

Volta às aulas na periferia de SP: podcast mostra temor de pais e docentes

Sobe para 8 o número de pacientes com coronavírus no RJ

Programa Zero Lixões – por um Piauí mais limpo: prefeitos assinam acordo