Vacinação no Acre: confira lista de comorbidades que terá prioridade

Secretário diz que vacinação no Acre ainda não possui quantidade de doses suficiente para imunização, segundo Ministério da Saúde

Na última sexta-feira (16), saiu uma lista de comorbidades para prioridades na vacinação no Acre contra a Covid-19. Ela irá alterar o cotidiano de quem esta na faixa etária de 18 a 59 anos, na capital do estado, Rio Branco. A lista abrange 19 doenças, como: hipertensão arterial, obesidade, doença renal crônica e anemia falciforme.

Vacinação no Acre

A vacinação no Acre para esta faixa etária com comorbidades será iniciada ainda no mês de abril. Ela seguirá a listagem dos doentes crônicos das Unidades de Saúde. Mas não haverá esquema drive-thru.

De acordo com o secretário de Saúde de Rio Branco, Frank Lima, as 32 mil doses preconizadas para o estado todo poderão não ser suficiente nem para doentes crônicos da capital:

“O Ministério da Saúde subdimensionou os números. Porque ainda vamos lançar amanhã a campanha para que as pessoas com comorbidades se cadastrem nas unidades de saúde e já existem 20 mil pessoas com essas doenças em nosso sistema. Então acreditamos que com os anúncios esse número de 20 mil vai dobrar.”

Ele ainda disse que os Ministérios Públicos Estadual e Federal já têm conhecimento da situação.

“Nós secretários de Saúde do Acre vamos fazer um levantamento da necessidade real e esclarecer a situação para o Ministério da Saúde.”

Além disso, o rol de doenças crônicas também não foi divulgado oficialmente pela Secretaria Municipal de Saúde de Rio Branco (Semsa). Poré, o site de noticias ac24horas teve acesso ao documento.

Confira abaixo a lista de doenças, segundo portal

Lista de comorbidades

*Fotos: Divulgação